segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Resenha do Texto A FUNÇÃO DA ARTE de Ferreira Gullar

O texto A Função da Arte da autoria de Ferreira Gullar foi escrito como sendo o questionamento do debate contemporâneo no que diz respeito a função da arte na sociedade, uma vez que ele diz “a função social da arte”, ou seja, determinando que a função da arte é social. O texto inicia-se dizendo que a primeira função da arte é ela mesma, ela suscita nas pessoas a alegria e o enriquecimento pessoal.

A invenção da vida tratada pelo autor se refere no geral, e é feita de acordo com as necessidades. Desde a pessoal – na escolha por esta ou aquela profissão –, a científica – no caso dos elementos tecnológicos que fazem a cidade funcionar –, e aos produtos culturais como a religião, uma vez que ela dá sentido ao mundo e responde com a fé o que a ciência não consegue responder; a arte, que é fruto da cultura e parte deste mundo inventado, por assim ser também é uma invenção.

Ferreira Gullar também cita o que não poderia ser função da arte, que é a de dizer a verdade. A explicação que ele dá é que de acordo com a necessidade do ser humano, a arte pode ser mentirosa desde que satisfaça a necessidade. Como exemplo, é citada uma frase de Drummond: “Como aqueles primitivos que carregam consigo o maxilar de seus mortos, eu te carrego comigo, tarde de maio”, uma mentira, pois não há como alguém carregar uma tarde de maio, no sentido literal da palavra, mesmo assim, a beleza que se tem é muito grande. E fazendo a amarra com o início do texto, onde o autor diz que dar alegria é a função da arte, ele se refere à frase de Drummond com a seguinte: “o cara lê isso e fica feliz, a vida dele é mais rica”. Por fim, diz que a arte não tem uma única função e que basicamente ela é parte do mundo inventado que o homem necessita para viver.

O texto de Gullar trata bem sobre o tema ARTE, uma vez que a obra de arte é realmente uma criação do ser humano com valores estéticos que resumem suas emoções, sua história e sua cultura. De forma que ela tem uma relação dual com a sociedade, pois ao mesmo tempo que ela é criada pelos homens, ela tem o poder de interferir e transformar os seus sentimentos. É de se concordar que a função social da arte é a de proporcionar felicidade, e esta é a função maior de todas e a mais bonita. É a maior de todas porque direta ou indiretamente a obra de arte é feita no intuito de satisfazer necessidades - seja a de contar uma história ou imprimir suas emoções ou ideologias - e se assim o faz, proporciona alegria ao artista, mas mesmo quem é somente observador, pode se deleitar, usar como decoração, estudá-la... e assim sendo todas essas funções menores cumpridas, gerará prazeres, e no fim, prazeres são alegrias. E é justamente por isto que essa função, a principal e maior, é a mais bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário