sexta-feira, 28 de maio de 2010

Arquitetura?!

A arquitetura (do grego arché-principal e tékton-construção) é a arte e/ou técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo homem. Trata da organização do espaço (urbanismo) e de seus elementos. Um objeto arquitetônico é o reflexo da sociedade em que é concebido e sua construção obedece a condições, tais como: situação econômica, adequação ao meio físico, nível técnico, príncipios e valores que estão em vigor, assim se refletindo na estética. Por isso, as construções apresentam uma linguagem chamada de "estilo".
Na história da arte, estilos arquitetônicos associados ao pictórico e escultórico, recebem nomes para delimitar o período de sua produção. A arte de construir é um ótimo exemplo de união entre e forma e a função, a beleza e a utilidade.
Desde o momento em que se traça uma forma geométrica, como o quadrado, sobre um terreno, uma área foi separada da outra, então se inicia o processo arquitetônico. Assim que inicia o preenchimento do espaço é preciso resolver problemas técnicos e estéticos. No emprego dos materiais, deve se ter cautela com sua qualidade, cor, textura, capacidade, com a proporção entre massas e vazios, com a iluminação, ventilação, com a harmonia entre os elementos (portas, janelas...), com a função do prédio e com o fluxo de pessoas que o frequentarão.
Na história da arquitetura, você pode aprender a solução gradativa de problemas estruturais. Desde a construção de cabanas feitas com barro e ossos de animais e o sistema trilítico na pré-história até a contemporaneidade com o concreto armado.



Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Arquitetura
http://www.estudantedefilosofia.com.br/conceitos/tecnicasdaarquitetura.php
Janson, H.História da Arte. São Paulo, Martins Fontes.2001. 2ª ed.
Temática Barsa. Rio de Janeiro, Barsa Planeta, 2005. v.9.


Um comentário:

  1. Erros? Críticas? Sujestões? Entre em contato com marcinha.danielle@gmail.com

    ResponderExcluir